terça-feira, 21 de setembro de 2010

Baixar Novela Pantanal


video

SINOPSE

A novela conta a história de José Leôncio, fazendeiro do Pantanal, que em viagem para o Rio de Janeiro se apaixona por uma jovem de nome Madeleine. José Leôncio se casa com ela, a leva para o Pantanal e a engravida. Madeleine, não conseguindo se adaptar à rude vida pantaneira e à rotina de peão do marido, volta para o Rio de Janeiro com o filho, abandonando José Leôncio.


Este, amargurado, tenta em vão recuperar o filho, mas acaba concordando em deixá-lo com a mãe na cidade grande. Passa a viver então com Filó, sua empregada, com quem já tinha um filho, Tadeu. Vinte anos depois, seu filho Jove (Joventino) finalmente descobre que o pai está vivo, ao contrário do que a mãe lhe tinha contado, e decide visitá-lo. Mas o choque cultural é grande e os dois têm sérias dificuldades para se entender.

Sentindo-se rejeitado pelo pai, que acha que o filho é afeminado, e ridicularizado pelos peões, Joventino parte de volta para o Rio, mas leva consigo Juma Marruá, moça criada como selvagem pela mãe até a morte desta, assassinada por encomenda numa trama paralela de vingança entre posseiros de terras e vítimas de grilagem. Tal como a mãe, comenta-se no Pantanal que Juma se transforma em onça. Passado um tempo no Rio, onde o choque cultural é agora sofrido por Juma, Joventino retorna ao Pantanal disposto a se adaptar ao estilo de vida local, e começa a se acertar com o pai e com Juma.

A história tem ainda um lado sobrenatural, baseado no fascinante folclore da região: os principais personagens, com exceção de José Leôncio, freqüentemente se deparam com uma figura conhecida como "O Velho do Rio", um curandeiro idoso que cuida das pessoas que são atacadas pela boca-de-sapo, uma cobra venenosa, ou que simplesmente se perdem na extensão do Pantanal. O povo acredita que se trate do pai de José Leôncio, o desaparecido peão Joventino, que quem o neto Jove herdou o nome. Além do Velho do Rio e da história de Juma Marruá como onça, uma terceira trama sobrenatural enriquece a novela: a figura do misterioso peão Trindade, que teria um pacto com o diabo, ou seria ele próprio a encarnação do diabo.

No decorrer da trama, José Leôncio descobre a existência de um terceiro filho seu, na verdade o primeiro dos três: José Lucas de Nada, fruto do primeiro relacionamento sexual dele com a prostituta Generosa, em um vilarejo de Goiás, para o qual fora levado pelo pai ao completar quinze anos de idade a fim de "mostrar que era macho".

A saga da família Leôncio inclui, finalmente, o complicado relacionamento com o fazendeiro vizinho, Tenório, cujo passado como grileiro de terras o liga às tragédias familiares de Juma e seus pais, bem como de outros peões e agregados tanto da fazenda de José Leôncio como do próprio Tenório. O mau-caratismo deste e sua inclinação a vinganças covardes porá em risco em diversas circunstâncias a família de José Leôncio.


Produção

A novela foi escrita por Benedito Ruy Barbosa e dirigida por Jayme Monjardim, Carlos Magalhães, Marcelo de Barreto e Roberto Naar.

Durante anos, a novela ficou engavetada na Central Globo de Produções, à espera de uma decisão se seria produzida ou não. Em 1990, a Manchete contrata seu escritor, Benedito Ruy Barbosa, que finalmente realiza seu sonho, obtendo estrondoso sucesso e superando a até então imbatível Rede Globo. Além disso, a Manchete contrata também uma grande leva de atores globais, como Cláudio Marzo, Cássia Kiss, entre outros e mistura com revelações da teledramaturgia brasileira, como Cristiana Oliveira e Marcos Winter.

Depois de provar que suas histórias também mobilizavam a audiência no horário nobre, o autor Benedito Ruy Barbosa, que na Globo só recebia o horário das 18h, retornou à casa em 1993 para escrever, finalmente, uma novela das oito global: Renascer, outro grande sucesso.

Uma das atrizes do elenco não queria atuar na novela. Carolina Ferraz só foi atuar na novela após ser ameaçada de demissão pela emissora.

Como em todas as novelas o roteiro sempre muda no meio da exibição. Ítala Nandi havia pedido ao autor uma licença para atuar em um filme, e ele resolveu matar a sua personagem, Madeleine. Já Almir Sater saiu para protagonizar Ana Raio e Zé Trovão.


Exibição

A novela foi exibida originalmente no Brasil pela extinta Rede Manchete entre 27 de Março e 10 de Dezembro de 1990 às 21h30.

Pantanal foi reapresentada em duas ocasiões: às 19h30, de 17 de Junho de 1991 a 18 de Janeiro de 1992, e às 21h30 na íntegra, de 26 de Outubro de 1998 a 14 de Julho de 1999. Esta segunda reprise tem uma particularidade interessante: entrou no ar em substituição à novela Brida, que acabou com os recursos da emissora. A Rede Manchete seria vendida pouco depois dessa reestréia de Pantanal e se tornaria a RedeTV!.

Reexibição no SBT

A exemplo do que já havia sido feito com Xica da Silva, o SBT comprou as fitas da novela arrematadas no leilão da massa falida da Manchete e passou a reapresentar Pantanal às 22h desde o dia 9 de junho de 2008 à 13 de janeiro de 2009. A Rede Globo já anunciou que irá contestar a reprise, pois detém os direitos do texto, adquiridos do autor Benedito Ruy Barbosa.

O SBT não anunciou a novela com antecedência. A emissora só anunciou como sendo sua "Arma Secreta". Também foram exibidas enquetes sobre as novelas preferidas pelo público e, curiosamente, na edição Pantanal era a preferida do público. A emissora de Silvio Santos só começava a exibir a novela Pantanal quando a então novela das oito, A Favorita, acabava. A emissora paulista chegou a exibir chamadas apelando para o público dizendo: "Quando acabar a novela da Globo, A Favorita, troque de canal e veja a novela Pantanal".

A novela foi exibida pelo SBT do dia 9 de Junho de 2008 a 13 de Janeiro de 2009, de segunda a sábado na faixa das dez da noite. Nesta reexibição foi apresentada em 187 capítulos, uma vez que, no seu início, o SBT compactava três capítulos em um, apresentando a novela em full time. Também foi criada uma nova abertura, e nesta quem aparecia nua era a modela Glenda Santos.



Elenco de Apoio:

* Giovanna Gold - Zefa
* João Alberto Carvalho - Zaqueu
* Sérgio Mamberti - Dr. Arnaud (Advogado de José Leôncio)
* Rubens Corrêa - deputado Ibrahim Chaguri
* Gláucia Rodrigues - Matilde
* Júlio Levy - Davi
* Luiz Henrique Sant'Agostinho - Ari
* Gisela Reimann - Érica (repórter)
* Buza Ferraz - Grego
* Flora Geny - Ana (avó de Zé Lucas)
* Antônio Pitanga - Túlio
* Enrique Diaz - Chico (filho de Maria e Gil)
* Alexandre Lippiani - Raimundo (filho de Maria e Gil)
* Geisa Gama - Rosa (Gorda, mulher do Chico Taxista)
* Kátia D'Angelo - Generosa (prostituta, mãe de José Lucas)
* Fátima Freire - prostituta que conversa com Joventino
* Zaira Zambelli - prostituta que rouba o caminhão José Lucas
* Paulo Vinícius - José Leôncio criança
* Christian Lima - José Lucas criança
* Renan Itaborahy Cabizuca - Joventino jovem
* Thiago Frota - Joventino Criança
* Jessica Canoletti - Juma criança
* Antônio Gonzalez - Bruno
* Haroldo Costa - padre Antônio
* Luiz Armando Queiroz - Empresário Carioca
* Kito Junqueira - Pistoleiro
* Wálter Santos - Pistoleiro
* Totia Meirelles - vedete
* Jairo Lourenço - Otávio
* Silvio Pozatto - Rúbem
* Andrea Cavalcanti - amiga de Madeleine
* Jairo Lourenço - Otávio (amigo de Madeleine)
* Sílvio Pozatto - Rúbem (amigo de Madeleine)
* Alexandre Marques - Garçom
* Leandra Leal - Maria Marruá Leôncio (filha de Jove e Juma)
* Giuseppe Oristânio - paraquedista (amigo de Jove)
* Rose Abdallah - Myriam
* Jece Valadão - coureiro que tem a orelha comida por Juma
* João Diemer - coureiro
* Xandó Batista - padre
* Jofre Soares - padre
* Fausto Ferrari - Teodoro
* Marcus Vinícius - Expedito
* Leila Lopes - Lúcia


DOWNLOAD
CAPITULO 01

CAPITULO 02

CAPITULO 03

CAPITULO 04

CAPITULO 05

CAPITULO 06
PARTE 01

CAPITULO 06
PARTE 02

CAPITULO 07
PARTE 01

CAPITULO 07
PARTE 02

CAPITULO 08

CAPITULO 09
PARTE 01

CAPITULO 09
PARTE 02

CAPITULO 10

CAPITULO 11


BREVE POSTAREI NOVOS CAPITULOS!!!

2 comentários: